segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Importância da Segurança Contra Incêndio na Engenharia de Segurança

Com o passar dos anos, foi-se expandindo o caminho da construção civil em todos os segmentos, seja moradia, indústrias, infra-estrutura. Com isso, aumentou o número de casos de incêndios e catástrofes dentro desses ambientes cada vez mais superlotados, sem controle algum para prevenir ou impedir algumas tragédias.
A partir de alguns episódios, iniciou-se o desenvolvimento de normas e leis que hoje norteiam os princípios construtivos de todas as obras. Com a normatização, critérios de fluxo de pessoas, rotas de fuga, saídas de emergência, iluminação de emergência começaram a ser implantados desde a fase do projeto e deixaram de serem questões menos importantes dentro da construção civil. Hoje existe uma preocupação com relação à segurança, desde o condomínio residencial, passando por supermercados, shopping centers, edificações comerciais, até chegar aos locais de grande público, como estádios e casas de shows.
A partir dessa visão as obras passaram a ser projetadas de maneira inteligente, possibilitando a todos os ocupantes da edificação a chance de atingir uma rota de fuga mais facilmente em caso de incêndio e até mesmo se criaram elementos para a rápida extinção de focos de incêndios, o que permite além do salvamento das vidas envolvidas, também a menor perda possível do patrimônio em questão. Temos então um grande foco de atenções na engenharia de segurança voltado para a segurança contra incêndios, para proteger a vida e o patrimônio.
A grande barreira a ser quebrada é a conscientização dos empreendedores da importância desses sistemas para a edificação, fazendo que ao invés de apenas o necessário para conseguir alvarás de construção junto a órgãos públicos, a segurança contra incêndio seja tratada como um investimento na prevenção e preservação do patrimônio. E também a conscientização de quem utiliza ou opera os sistemas, de que devem estar sempre prontos para a utilização, pois não é raro o caso de sistemas
inutilizados, sem manutenção, obstruídos ou operados por pessoas sem nenhum conhecimento prático do sistema, dificultando a rápida percepção do incêndio e pronto combate para impedir sua evolução.
A segurança contra incêndios é uma área em plena expansão, tanto nas questões acadêmicas (com a criação de novos produtos, com tecnologias avançadas e pesquisas aplicadas) como no desenvolvimento do mercado (como um campo de interesse aos fabricantes), que deve ser explorada da maneira correta para que se tenha a segurança como um conceito de trabalho e não apenas um protocolo a ser seguido para obtenção de um documento. A partir do momento em que essa idéia for implantada nos empreendimentos de maneira correta, a questão custo passará a ser interpretada como relação custo-benefício ao empreendimento, agregando valor ao empreendimento e não apenas custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário